O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (27) que o líder da Rússia, Vladimir Putin, “ficou completamente louco” após Moscou realizar o maior ataque aéreo dos últimos três anos contra a Ucrânia.
“Sempre tive um bom relacionamento com Putin, mas algo aconteceu. Ele ficou completamente LOUCO! Está matando muitas pessoas sem necessidade, não só soldados. Mísseis e drones estão sendo lançados contra cidades ucranianas sem motivo”, escreveu Trump em uma rede social.
A publicação foi feita poucas horas depois de Trump dizer a repórteres: “Não estou satisfeito com o que Putin está fazendo. Ele está matando muita gente e não sei o que houve com ele”.
Trump também voltou a criticar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Na manhã de domingo, Zelensky afirmou que “o silêncio da América” incentiva Putin a continuar com os ataques. Trump respondeu:
“O presidente Zelensky não está ajudando seu país ao falar da forma como fala. Tudo o que ele diz acaba causando problemas. Eu não gosto disso e ele precisa parar.”
Pelo menos 12 pessoas morreram nos ataques russos, incluindo crianças, e dezenas ficaram feridas, segundo autoridades ucranianas.
A Rússia tem intensificado seus bombardeios, mesmo diante da crescente pressão internacional para aceitar um cessar-fogo.
“O mundo pode até tirar férias, mas a guerra continua. O silêncio dos Estados Unidos e de outros países só encoraja Putin”, disse Zelensky no domingo.
Trump disse ainda que está “absolutamente” considerando impor novas sanções à Rússia — algo que Zelensky vem pedindo. Até então, o governo americano havia evitado novas medidas, acreditando que ainda havia chance de negociação.
Trump afirmou estar “muito surpreso” com o novo ataque, mesmo após, uma semana antes, a Rússia ter lançado seu maior ataque com drones contra a Ucrânia — justamente um dia antes de uma ligação entre Putin e Trump.
“Estamos conversando, e ele dispara foguetes contra Kiev e outras cidades”, disse Trump a jornalistas em Nova Jersey, antes de seguir para Washington.
O presidente contou que falou com Putin na segunda-feira (19) para tentar negociar um cessar-fogo de 30 dias. Depois, também conversou com Zelensky e outros líderes europeus. Segundo Trump, Rússia e Ucrânia concordaram em iniciar negociações imediatas para tentar encerrar a guerra.
“As condições serão discutidas entre eles, como deve ser, porque só essas duas partes conhecem os detalhes da negociação”, concluiu Trump.