Senador bate recorde com discurso de 25 horas contra Trump – Veja o que ele disse!

POLÍTICA

O senador democrata Cory Booker bateu o recorde do discurso mais longo da história do Senado dos Estados Unidos nesta terça-feira (1º). Ele falou por mais de 25 horas seguidas contra o presidente Donald Trump, superando a marca anterior de 24 horas e 18 minutos, registrada nos anos 1950.

A fala começou às 20h de segunda-feira (31), no horário de Brasília, e terminou pouco depois das 21h de terça. Booker disse que falaria enquanto aguentasse fisicamente e foi aplaudido ao quebrar o recorde.

De acordo com a imprensa americana, ele não podia sentar-se nem sair para o banheiro, mantendo-se de pé o tempo todo. As únicas pausas foram para ouvir colegas de partido.

Apesar da longa duração, o discurso não impediu a votação de nenhum projeto de lei. No entanto, segundo o New York Times, atrasou a discussão de uma proposta democrata para derrubar tarifas impostas por Trump ao Canadá.

O ato de Booker foi interpretado como uma forma de oposição firme ao governo. Ele afirmou que as instituições americanas estão sendo atacadas e criticou as ações de Trump e do bilionário Elon Musk, que lidera o Departamento de Eficiência Governamental.

“Em apenas 71 dias, o presidente causou danos à segurança dos americanos, à estabilidade financeira, às bases da nossa democracia e até aos nossos sonhos como nação”, disse o senador. “Estes não são tempos normais na América, e não devem ser tratados como tais.”

Durante o discurso, Booker citou medidas do governo, leu o relato de uma imigrante canadense detida e mencionou discursos históricos de outros políticos. Com o passar das horas, ele demonstrou cansaço, ficou rouco e teve dificuldade até para pegar um papel que caiu no chão. Outro senador o ajudou nesse momento.

O recorde anterior era de 1957, quando o senador Strom Thurmond discursou por 24 horas e 18 minutos numa tentativa frustrada de impedir a ampliação dos direitos de voto para pessoas negras.

A Casa Branca criticou a ação de Booker. O vice-secretário de imprensa, Harrison Fields, ironizou a atitude do democrata e lembrou tentativas anteriores dele de obstruir votações.

“Cory Booker está tentando repetir o momento ‘Eu sou Espártaco’, mas isso não funcionou em sua campanha presidencial fracassada e não impediu a indicação de Brett Kavanaugh à Suprema Corte”, declarou.

Trump e Musk ainda não comentaram sobre o discurso do senador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *