A primeira motofaixa de Salvador começou a funcionar na manhã desta segunda-feira (10). O espaço exclusivo para motociclistas foi implantado nos dois sentidos da Avenida Mário Leal Ferreira, a conhecida Avenida Bonocô.
Salvador é a terceira capital do Brasil autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a adotar essa estratégia viária.
A motofaixa foi demarcada entre as faixas 1 e 2, próximas ao canteiro central, em cada sentido da avenida. As marcações são feitas com linhas tracejadas em azul e branco.
Mesmo com a nova faixa, a avenida continua com quatro faixas de circulação para os demais veículos. Para garantir mais segurança, a velocidade máxima na Bonocô agora é de 60 km/h, conforme determinação da Senatran. Nos primeiros 30 dias, a fiscalização será educativa para que os condutores se adaptem à mudança. Apesar do espaço exclusivo, os motociclistas devem respeitar o limite de velocidade da via.
Acidentes e aumento da frota
Nos dois primeiros meses de 2025, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou 464 acidentes envolvendo motos, resultando em 11 mortes. No mesmo período de 2024, foram 467 acidentes e 18 óbitos.
Em todo o ano de 2024, houve 3.063 acidentes com motos, causando 84 mortes. Esse número representa 59% do total de vítimas fatais no trânsito da capital baiana, que chegou a 142 óbitos.
O crescimento da frota de motos também é expressivo. Em 2024, Salvador registrou 16.851 novas motos emplacadas, o maior número já registrado em um único ano. Nos últimos cinco anos, a quantidade de motocicletas na cidade aumentou quase 35%, passando de 160.661 em 2020 para 216.338 em 2025. Esse número não inclui motos de outros municípios que circulam na capital.