Professora Elma Nadia compartilha experiência detalhada pelo desvio da Veracel
A interdição total da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661 da BR-101 em Itapebi (BA), desde 5 de maio de 2025, continua a impactar significativamente o tráfego na região. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) declarou a estrutura, construída em 1956, como condenada após inspeções técnicas, optando por sua demolição e substituição por uma nova ponte, cuja conclusão está prevista entre 10 meses e um ano .
Durante esse período, motoristas têm recorrido ao desvio da Veracel, que compreende as rodovias estaduais BA-274, BA-658, BA-275 e BA-687. Esse trajeto alternativo, com cerca de 75 km, dos quais aproximadamente 50 km não são pavimentados, tornou-se a principal rota para veículos leves e de carga .
RELATO DO LEITOR

Na última quarta-feira, a professora Elma Nadia, leitora assídua do SulBahiaDebate, percorreu o desvio da Veracel em direção a Santa Cruz Cabrália e compartilhou suas observações com nossa redação. Ela registrou, por meio de fotos e vídeos, que equipes de manutenção estão instalando guard rails nas pontes ao longo do percurso e aplicando cascalho em trechos críticos para melhorar a trafegabilidade.
Elma destacou que o trajeto inclui 12 rotatórias até a chegada à fábrica da Veracel, o que exige atenção redobrada dos motoristas. Além disso, observou que moradores de fazendas às margens da estrada montaram barracas improvisadas para vender lanches, bebidas e outros itens, oferecendo suporte aos viajantes que enfrentam as condições desafiadoras da via.

A professora também alertou para a sinuosidade da estrada, repleta de curvas acentuadas, e ressaltou a imponência da ponte sobre o Rio Jequitinhonha no trecho da BA-658, que possui 360 metros de extensão.
Impacto Regional e Medidas Emergenciais
A interdição da ponte afeta diretamente cerca de 70 municípios e mais de 2 milhões de habitantes, impactando cadeias produtivas como cacau, café, leite, mamão, banana, pecuária de corte, pescados e mariscos, além de indústrias e o turismo em cidades como Porto Seguro e Arraial d’Ajuda .
Para mitigar os transtornos, o DNIT está estudando a instalação de uma balsa na região, em parceria com a Neoenergia, proprietária da barragem próxima. Essa medida visa permitir a travessia de veículos leves, ambulâncias e serviços essenciais, reduzindo o desvio de 50 km atualmente necessário .
Agradecimento Especial
A equipe do SulBahiaDebate agradece profundamente à professora Elma Nadia por sua colaboração valiosa. Sua iniciativa em compartilhar informações detalhadas e registros visuais enriquece nosso jornalismo e fortalece o vínculo com nossos leitores. Acreditamos que o jornalismo se torna mais robusto e significativo quando construído em conjunto com a comunidade.
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