PAU BRASIL: Casos de dengue disparam e profissionais de saúde intensificam ações nos pontos críticos 🦟🔍

CIDADES

A Secretaria Municipal de Saúde de Pau Brasil, por meio da Coordenação da Vigilância Epidemiológica, Agentes de Combate às Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e a Vigilância Sanitária, deu início nesta segunda-feira, 07 de abril, a uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

 A semana 15ª do calendário epidemiológico no município foi iniciada com firmeza e comprometimento, os profissionais de saúde estiveram atuando em diversas localidades, com destaque para ações no Centro, Bairro Ruy Falcão e Genádio Andrade. A mobilização envolveu panfletagem, carro de som pelas ruas, atividades de conscientização porta a porta, vistorias em imóveis e terrenos baldios, tratamento e captura de larvas do mosquito.

Como parte da ação, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Kellen Laise, utilizou o espaço da “Voz da Cidade”, do Sr. Carlinhos, para fazer importantes alertas à população sobre o preocupante aumento de casos de dengue no município. De acordo com Kellen, diversas pessoas já precisaram ser encaminhadas para hospitais de alta complexidade em Itabuna, devido à gravidade dos sintomas.

As atividades não cessaram no turno da tarde. Os Agentes de Endemias seguiram para áreas onde já foram registrados casos positivos e suspeitos, com o objetivo de delimitar os pontos críticos para realizar bloqueios estratégicos, visando impedir a propagação do vírus.

A força-tarefa terá um reforço importante nesta quarta-feira, quando o município contará com o apoio de servidores da Base Regional Sul, que irão se juntar à equipe local para intensificar as ações de combate e ampliar o alcance das medidas de controle ao mosquito.

A atuação incansável dos profissionais de saúde tem sido fundamental neste momento de alerta, mas a colaboração da população é indispensável para o sucesso das ações. Eliminar água parada, permitir a entrada dos agentes nas residências e seguir as orientações repassadas são atitudes simples que fazem toda a diferença no controle do Aedes aegypti.

O combate ao Aedes é uma responsabilidade de todos. Com união, conscientização e ação é possível chegar ao objetivo esperado que é o controle da propagação do mosquito no meio urbano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *