Curso de Treinamento em Acidentes com Animais Peçonhentos é realizado em Pau Brasil
Nesta quinta – feira, 21 de março de 2025, em Pau Brasil iniciou o Curso de Treinamento em Acidentes com Animais Peçonhentos, voltado para profissionais da área de saúde. A capacitação conta com a presença de 30 integrantes das Equipes Multiprofissionais de Saúde Indígena (EMSI) do Polo Base de Pau Brasil, além de profissionais da rede municipal de saúde.
O evento é uma iniciativa do Distrito Sanitário Especial Indígena – Bahia (DSEI-BA), por meio da Secretaria de Saúde Indígena, e conta com a parceria do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA).
A programação inclui abordagens teóricas e práticas sobre identificação, prevenção e manejo clínico de acidentes causados por animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões e aranhas. Além disso, no dia 22 de março de 2025, serão realizadas ações educativas voltadas à comunidade, com o objetivo de disseminar informações essenciais sobre primeiros socorros e prevenção.
A capacitação de profissionais de saúde é fundamental para garantir um atendimento rápido e eficaz, minimizando os impactos de acidentes com animais peçonhentos, que representam um problema de saúde pública em diversas regiões, incluindo comunidades indígenas e rurais.
A parceria entre DSEI-BA e NOAP/UFBA fortalece a assistência à saúde da população, promovendo mais segurança e qualificação para os profissionais que atuam diretamente no atendimento de emergências.
O curso representa um avanço significativo na formação de profissionais de saúde e na proteção da comunidade, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com a prevenção e o cuidado da população de Pau Brasil.