A plataforma de empregos Bússola Conecta, que atua de forma gratuita, já gerou 81 contratações nos estados da Bahia, Espírito Santo e Maranhão.Com cinco meses de operação no Sul da Bahia, a plataforma ajudou 72 profissionais da região a conquistarem uma vaga no mercado de trabalho e está colaborando com 12 empresas locais que oferecem empregos remunerados. Desenvolvida pelo Bússola Hub com apoio da Suzano, a ferramenta conecta pessoas a oportunidades de emprego.
Elder Rodrigues, morador de Posto da Mata, é um dos exemplos de sucesso. Aos 38 anos, ele estava há mais de um ano buscando trabalho na área florestal, até que uma amiga lhe indicou o Bússola Conecta. “Me candidatei a uma vaga de agente florestal e fui chamado para entrevista rapidamente. Já estou trabalhando há sete meses”, conta Elder. Ele também destaca a importância da plataforma para conectar pessoas às vagas disponíveis.
Além da Bahia, a Bússola Conecta está presente também nos estados do Espírito Santo e Maranhão. Ao todo, a plataforma conta com mais de 4.078 candidatos cadastrados, 190 empresas e 7.970 encaminhamentos ao mercado de trabalho. Até agora, 81 contratações foram efetivadas.
Atualmente, a plataforma oferece mais de 100 vagas abertas, desde funções de entrada até cargos de liderança, em diversas áreas. O candidato pode filtrar as vagas de acordo com salário, empresa, localização, cargo e modelo de trabalho (presencial, híbrido ou remoto), facilitando a busca por oportunidades.
Como usar o Bússola Conecta
Para se cadastrar na plataforma, basta acessar o site Bússola Conecta e seguir três etapas simples: criar uma conta, cadastrar o currículo e, por fim, se candidatar às vagas compatíveis com o seu perfil.
Morgana Zanetti, diretora de expansão do Bússola Hub, explica que o número de candidatos cadastrados e as contratações feitas até agora demonstram o impacto positivo da plataforma. “Nossa meta para 2025 é expandir ainda mais, trazendo mais empresas e aprimorando a experiência dos candidatos.”
Com o apoio da Suzano, a Bússola Conecta é parte do compromisso da empresa de ajudar 200 mil pessoas a saírem da pobreza até 2030. “A plataforma atende a todos os perfis profissionais, gerando oportunidades para quem mais precisa”, afirma Elton Ray Silva Santiago, consultor de Relacionamento Social da Suzano.