O Nubank atingiu a marca de 10 milhões de clientes e ultrapassou o Itaú em número de correntistas no Brasil, tornando-se o terceiro maior banco do país, com 100,8 milhões de clientes. O Itaú, por sua vez, tem 98,5 milhões, segundo dados do Banco Central.
Os números, referentes ao quarto trimestre de 2024, foram revelados com a divulgação do ranking de reclamações das instituições financeiras, que inclui o total de clientes. Até então, os bancos só haviam divulgado informações até setembro do ano passado. A divulgação oficial dos dados do quarto trimestre começa em fevereiro, com o Santander sendo o primeiro a divulgar suas informações no dia 5. Atualmente, o maior banco do Brasil em número de clientes é a Caixa Econômica Federal, com 154,2 milhões. Em seguida, vêm o Bradesco, com 109 milhões, o Nubank, com 100,8 milhões, o Itaú, com 98,5 milhões, e o Banco do Brasil, com 78 milhões.
No ranking de reclamações do Banco Central, que classifica os bancos de acordo com o porte, o Nubank ficou em último lugar entre as 15 maiores instituições financeiras com mais queixas. Os bancos PagBank, Inter e C6 lideraram o ranking de reclamações, respectivamente.
Vale destacar que os dados do Banco Central podem diferir dos números divulgados pelos próprios bancos, pois cada instituição tem critérios diferentes para definir o que considera como cliente. Algumas incluem no total clientes inativos, enquanto outras contabilizam apenas aqueles que realizam transações com frequência.