Navio com 7 mil carros da BYD parte da China rumo ao Brasil antes de aumento de imposto

ECONOMIA

Um navio carregado com 7.000 carros da montadora chinesa BYD saiu nesta segunda-feira (28) do porto de Taicang, na província de Jiangsu, com destino ao Brasil. A previsão é que ele leve cerca de um mês para chegar ao porto de Itajaí (SC), segundo a mídia estatal da China.

A importação está sendo feita antes do aumento do Imposto de Importação. A partir de julho, os carros 100% elétricos (BEV) passarão a pagar 25% de imposto. Em julho de 2026, essa alíquota sobe para 35%, mesmo valor cobrado dos veículos a combustão.

Para os carros híbridos leves (MHEV) e híbridos convencionais (HEV), o imposto subirá para 30% em julho e também chegará a 35% em julho de 2026. Já os híbridos plug-in terão aumento para 28% agora e 35% em 2026.

Com navios próprios, a BYD tem acelerado o envio de veículos ao Brasil. Há dois meses, outro navio da empresa trouxe 5.524 carros ao porto de Aracruz (ES).

Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em janeiro havia 42,8 mil veículos eletrificados chineses parados em portos e concessionárias no país, a maioria da BYD.

A chegada desse novo lote deve pressionar o setor a pedir novamente que o governo antecipe o aumento total do imposto. No dia 16, o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, disse que o governo está analisando o pedido da Anfavea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *