Eunápolis: Ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis é presa com dinheiro em espécie e suspeita de envolvimento em fuga de presos

JUSTIÇA

A ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, Joneuma Silva Neres, foi presa na noite desta quinta-feira (23) em posse de R$ 10 mil em espécie. Além disso, investigações apontaram movimentações suspeitas em suas contas bancárias.

Joneuma está sendo investigada por possível participação na fuga de 16 detentos, incluindo Ednaldo Pereira Souza, conhecido como Dada, apontado como chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis. A fuga foi facilitada por um grupo fortemente armado que invadiu a unidade prisional, trocou tiros com os agentes de segurança e deu cobertura enquanto os presos perfuravam o teto de uma cela e usavam uma corda improvisada para pular o muro.

Embora tenha sido exonerada oficialmente pelo governador Jerônimo Rodrigues em 7 de janeiro, Joneuma já estava afastada desde dezembro, após a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) intervir no presídio.

Graduada em Direito e com formação como agente penitenciária, Joneuma iniciou sua carreira no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas e, em março de 2024, tornou-se a primeira mulher a dirigir um presídio masculino na Bahia, sucedendo o tenente-coronel PM Cleber Santos.

As investigações seguem em andamento, e a atuação da ex-diretora no episódio levanta questionamentos sobre a gestão e segurança nas unidades prisionais do estado.

2 thoughts on “Eunápolis: Ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis é presa com dinheiro em espécie e suspeita de envolvimento em fuga de presos

Comments are closed.