A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio da Comissão Nacional de Arbitragem, afastou por tempo indeterminado o árbitro Jardiel da Rocha Soares e o assistente Rogério de Oliveira Braga, ambos do quadro piauiense, devido a erros cometidos na partida entre Fortaleza e Moto Club, realizada no estádio Presidente Vargas, pela 1ª rodada do Grupo A da Copa do Nordeste. A equipe do Fortaleza foi beneficiada com o erro e o Moto Club saiu derrotado por 2×0.
A decisão de afastar o árbitro e o assistente foi tomada após solicitação da Federação Maranhense de Futebol (FMF) ter contestado um pênalti equivocado assinalado fora da área.

A CBF enviou um ofício à Comissão de Arbitragem do Piauí (CA-PI), presidida por José Steife de Araújo Silva, informando que os dois profissionais serão encaminhados ao Programa de Assistência ao Desenvolvimento da Arbitragem (PADA). O documento também oficializou o afastamento dos árbitros das competições nacionais:
“Informamos que o árbitro Jardiel da Rocha Soares e o assistente Rogério de Oliveira Braga estão afastados das designações nacionais por tempo indeterminado, em razão de erros graves cometidos na partida entre Fortaleza e Moto Club, pela 1ª rodada da Copa do Nordeste. Aproveitamos a oportunidade para expressar nossos cumprimentos e consideração.”

José Steife afirmou que o CA-PI acompanhará os treinamentos dos dois árbitros para viabilizar o retorno de ambos às competições nacionais ainda nesta temporada.