A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugerindo que a população evite comprar produtos que estejam “muito caros” repercutiu amplamente nas redes sociais. A fala, dada em entrevista a algumas rádios, gerou uma onda de memes e críticas, tornando-se um dos temas mais comentados na plataforma X (antigo Twitter).
Entre os memes, um dos mais populares associou Lula ao personagem Julius Rock, da série de TV “Todo Mundo Odeia o Chris”. Interpretado pelo ator Terry Crews, Julius ficou conhecido por suas ideias radicais de economia, o que gerou comparações humoradas com a sugestão do presidente.
A hashtag #Lulaenganouopobre está entre os cinco assuntos mais comentados da manhã desta sexta-feira (7). Diversos parlamentares de oposição utilizaram a tag para criticar a declaração de Lula. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou um vídeo ironizando a fala do presidente, sugerindo que, além de não comprar alimentos caros, os brasileiros deveriam deixar de usar aparelhos elétricos para reduzir a conta de luz ou parar de andar de carro para economizar com gasolina.
O corte da declaração de Lula também tem sido amplamente compartilhado por parlamentares da oposição e influenciadores de direita. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) replicou o vídeo, embora sem fazer comentários adicionais.
Na entrevista, Lula defendeu que os consumidores substituam itens mais caros por produtos similares de preços mais acessíveis. Segundo ele, essa postura ajudaria a pressionar a redução dos preços e a controlar a inflação.
“Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, afirmou o presidente.