Aos 94 anos, Warren Buffett anuncia aposentadoria e nomeia sucessor 📈📊

ECONOMIA

Warren Buffett anuncia aposentadoria e indica sucessor

Warren Buffett

O megainvestidor Warren Buffett anunciou neste sábado (3) que vai se aposentar aos 94 anos. Durante a tradicional reunião anual da Berkshire Hathaway, diante de cerca de 40 mil investidores, ele revelou que o atual vice-presidente, Greg Abel, será seu sucessor como CEO.

Buffett explicou que a decisão será formalizada neste domingo (4), em uma reunião do conselho da empresa, composta por 11 diretores – incluindo seus filhos, Howie e Susie, que já estavam cientes da decisão. A troca no comando deve acontecer até o fim de 2025.

“Chegou a hora de Greg se tornar o CEO da empresa ao final do ano”, afirmou Buffett. “Eu ainda estarei por perto e ajudarei quando puder, mas a palavra final será dele. Greg nem sabia disso até agora. Ele será o CEO, e ponto”, disse, arrancando aplausos do público reunido no HCI Health Center, em Omaha, Nebraska.

Apesar da aposentadoria, Buffett disse que continuará com suas ações na empresa: “Não vou vendê-las. Vou doá-las aos poucos”.

A nomeação de Greg Abel como sucessor já era esperada desde 2021, mas o momento exato da transição era incerto. Nem mesmo Abel sabia que o anúncio seria feito agora.

Após a revelação, Buffett foi aplaudido por vários minutos e brincou: “Esse entusiasmo pode ser interpretado de duas maneiras”.

Quem é Greg Abel?

Greg Abel

Greg Abel é canadense e ocupa desde 2018 uma das vice-presidências da Berkshire Hathaway. Ele é formado em Contabilidade pela Universidade de Alberta, no Canadá. Ganhou destaque em 2021, quando Buffett confirmou que ele assumiria o comando da empresa no futuro. Abel participou da conferência deste sábado ao lado de Buffett.

Especialista comenta a mudança

Para Alex Morris, fundador da TSOH Research e autor do livro Buffett and Munger Unscripted, o anúncio foi marcante: “Faz sentido. Buffett ainda é muito lúcido, mas não como era há cinco ou dez anos”, disse. “Espero que ele continue aparecendo nas reuniões anuais por muitos anos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *