Na última terça-feira (25), foi realizado um bloqueio com fumacê no distrito de Panelinha e na parte Alta de Camacan. A ação foi desencadeada após a confirmação de casos de dengue no município e teve como objetivo intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti na fase adulta.
A região tem apresentado casos de dengue, o que tem gerado preocupação entre os profissionais de saúde. Recentemente, na cidade vizinha, Pau Brasil, que fica a 22 km de distância, também foi realizada uma ação com fumacê, evidenciando a gravidade do problema e a necessidade de medidas urgentes para conter a disseminação da doença.
O trabalho em Camacan foi executado pelos Agentes de Endemias da cidade e contou com o acompanhamento do prefeito Paulo do Gás, da enfermeira sanitarista Daniela e do secretário municipal de Saúde, João. A presença das autoridades reforça a importância do apoio da gestão municipal com a saúde pública e a luta contra a proliferação da doença. Além disso, a ação em Camacan já contou com as novas bombas pulverizadoras da marca Guarany, doadas a vários municípios pelo Estado, que são apropriadas para o trabalho de bloqueio com fumacê, tornando o processo mais eficiente.
A vigilância em endemias é uma ferramenta essencial no combate à dengue, pois permite uma abordagem proativa e coordenada, garantindo maior eficácia nas ações preventivas. Com iniciativas como essa, os profissionais de saúde busca reduzir o impacto da doença e proteger a população.
É fundamental que a comunidade também faça sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito e colaborando com as ações preventivas. Essas iniciativas são fundamentais para a garantia de um futuro mais saudável.