Milagre da vida: Hospital Regional Costa do Cacau realiza mais uma captação de órgãos e renova esperanças!

SAÚDE

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou no último sábado (15) a terceira captação de múltiplos órgãos de 2025. O número expressivo de doações já em fevereiro mostra o avanço da unidade nessa área, muito antes do que em anos anteriores.

Naama Ramos e Silva, enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), destacou o trabalho essencial da equipe do hospital, que atua em parceria com a Central Estadual de Transplantes da Bahia (CET-BA) e a Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia (OPO Sul).

“Ano após ano, temos avançado e feito a diferença na saúde pública. Esse resultado só é possível graças ao empenho, dedicação e acolhimento dos nossos profissionais, que se mobilizaram para garantir que o desejo da família doadora fosse realizado”, afirmou Naama.

Ela também reforçou como a doação de órgãos representa esperança para quem aguarda na fila por um transplante e agradeceu à família que disse sim à doação.

“Graças a esse gesto de amor, pacientes terão uma nova chance de vida. Nossa gratidão à família doadora, que, mesmo em um momento de dor, demonstrou sensibilidade, empatia e solidariedade. Que tenham força e fé para enfrentar a saudade”, concluiu.

A doação de órgãos é um ato de generosidade que pode salvar muitas vidas. Com milhares de pessoas na fila de espera por um transplante, é fundamental que mais famílias compreendam a importância desse gesto. Ampliar as ações de conscientização e captação de órgãos é essencial para que mais pacientes tenham uma nova oportunidade de viver com qualidade. Cada doação é um recomeço para quem aguarda ansiosamente por essa chance.