EUNÁPOLIS: Homem se entrega à polícia após furtar cacau em fazenda na BR-367

CIDADES

Um homem de 58 anos se entregou à polícia em Eunápolis após ser flagrado por câmeras de segurança furtando 60 quilos de cacau em uma fazenda às margens da BR-367. O produto, avaliado em cerca de R$ 4 mil, foi devolvido.

Segundo a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, ele alegou que estava na propriedade com um amigo em busca de emprego e, ao sair, encontrou duas sacas de cacau na beira de um ramal e decidiu levá-las. Morador do distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro, ele vai responder em liberdade por furto simples.

O proprietário da fazenda afirmou que esse não foi o primeiro furto no local e criticou a comercialização irregular do cacau. “Os compradores deveriam cadastrar seus fornecedores e não sair comprando de qualquer um”, disse.

Alerta para os produtores

Com a alta no preço do cacau, os furtos em propriedades rurais se torna atrativo aos bandidos. Para conter as invasões, os fazendeiros precisam reforçar a segurança com tecnologia, como por exemplo, câmeras em pontos estratégicos, drones com sensor infravermelho para monitoramento noturno, entre outros. “Agora, a vigilância é 24 horas por dia”, destacou.

Especialistas alertam que, além de sistemas de segurança, é fundamental que os produtores adotem um controle rigoroso na comercialização e que os compradores evitem adquirir cacau sem origem comprovada.