O protesto convocado por Guilherme Boulos (PSOL) neste domingo (30.mar.2025) na Avenida Paulista, em São Paulo, foi um verdadeiro fiasco. Apesar das expectativas do deputado, que prometia reunir 20 mil pessoas, o ato teve um público muito abaixo do esperado: apenas cerca de 5.500 manifestantes compareceram.
O evento foi organizado pelos movimentos Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular em protesto contra a aprovação do PL 2.858/2022, que pode anistiar condenados pelos atos de 8 de janeiro e beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, a adesão foi fraca, especialmente quando comparada à manifestação pró-Bolsonaro realizada duas semanas antes, em Copacabana (RJ), que reuniu cerca de 26 mil pessoas.
O fracasso do ato já era previsto por integrantes do governo Lula, que temiam que a mobilização não alcançasse um público significativo. E foi exatamente o que aconteceu: mesmo na maior concentração, às 14h43, o número de presentes ficou bem abaixo da meta anunciada por Boulos.
Diante desse resultado decepcionante, o deputado sai do episódio enfraquecido e exposto ao vexame de não conseguir levar às ruas a quantidade de apoiadores que prometeu.