Papa Francisco recebe alta após 36 dias internado
O Papa Francisco, de 88 anos, deixará o hospital amanhã, após 36 dias de internação. A informação foi confirmada pelos médicos do Hospital Gemelli, em Roma, durante coletiva de imprensa nesta tarde.
O que aconteceu
Francisco foi internado em 14 de fevereiro devido a uma bronquite persistente. Seu quadro evoluiu para uma infecção respiratória grave, com pneumonia bilateral e insuficiência renal leve. Apesar dos momentos críticos, ele não precisou ser intubado.
Nos últimos dez dias, sua recuperação tem sido significativa, e ele já está estável há duas semanas. Com a alta, seguirá o tratamento em casa, tomando medicamentos por via oral.
Recuperação e restrições
O Papa precisará de repouso por dois meses e terá uma rotina com restrições, incluindo a limitação de visitas. Ele retornará à Casa Santa Marta, sua residência no Vaticano.
“Ele ficou muito contente. Há dias perguntava: ‘Quando vou pra casa?’ Foi um paciente exemplar e seguiu nossas recomendações”, disse o médico Sérgio Alfieri.
Primeira aparição pública
Após a alta, Francisco deverá aparecer na entrada do hospital, às 12h, para saudar e abençoar os fiéis. O Vaticano informou que, se ele não puder ler o Angelus, o texto será divulgado, como tem ocorrido nas últimas semanas. Será sua primeira aparição pública desde 14 de fevereiro.
Reabilitação e volta à rotina
O Papa precisará de fisioterapia para recuperar a voz, devido ao uso prolongado de oxigênio. O cardeal Víctor Manuel Fernández, chefe do escritório doutrinário do Vaticano, afirmou que Francisco “não pretende se aposentar” e que “está voltando a ser o que era antes”. Os médicos reforçaram que sua voz levará um tempo para voltar ao normal.