Pau Brasil intensifica combate à dengue com apoio do Estado e registra queda nos casos
No dia 17 de abril, o município de Pau Brasil recebeu a visita técnica do enfermeiro Wilson e do técnico Carlos, representantes da equipe estadual da Regional. A ação fez parte da supervisão indireta das atividades de campo no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante a visita, o técnico Carlos destacou a importância das ações preventivas e relembrou que, em períodos anteriores, o Aedes aegypti chegou a ser erradicado em cidades como Ilhéus e Itabuna, graças ao trabalho intenso da antiga Sucam. Ele pontuou que Pau Brasil tem potencial para apresentar melhores resultados e avaliou locais com risco de proliferação do mosquito na cidade.
O Agente de Endemias Vinícius alertou sobre o relaxamento da população em relação às medidas preventivas e levantou dúvidas sobre a eficácia do larvicida Bti, atualmente em uso. Já a coordenadora Kellen reforçou a eficiência da pastilha Espinosade, preferida pela equipe local por apresentar melhores resultados.
Em outro momento, o Agente Ricardo rebateu a fala do técnico Carlos, que questionou o número de casos em Pau Brasil, mesmo sendo uma cidade distante de grandes centros. Ricardo explicou que há grande fluxo de moradores para cidades como Camacan e Itabuna, seja para estudar, fazer exames médicos ou resolver questões pessoais, o que pode justificar a presença de casos importados de dengue.
Mudança na agenda e reforço com fumacê
Inicialmente, a agenda previa a realização do bloqueio com fumacê no período da manhã. No entanto, com a chegada dos técnicos do Estado, Carlos e Wilson, a programação foi ajustada para dar prioridade à supervisão indireta das atividades de campo, que aconteceu durante a manhã. Com isso, o fumacê foi remanejado para o turno da tarde, sendo executado com o apoio dos técnicos da NRS de Ilhéus – Vilobaldo, Fernando e Eduardo (ex-técnico de campo, atualmente motorista da Regional) – em parceria com a equipe municipal.
Durante a ação, Pau Brasil foi contemplado pelo Estado com três novos uniformes completos e uma bomba Guarany para UBV (Ultra Baixo Volume), equipamento essencial para a pulverização em áreas críticas. A cidade foi dividida em três áreas estratégicas para otimizar a aplicação do fumacê.
As ações de bloqueio aconteceram em diversas ruas, como Normalina Moraes, Ivete Nogueira, Mário Andreazza, Edval Lucas, Lídio Pacheco, Joaquim Lima, Praça do Nogueirão, Rua Itapetinga e Praça da Feira, entre outras. Desde o primeiro bloqueio realizado em parceria com o Estado, já foi registrada uma redução significativa nos casos e internações por dengue no Hospital Municipal de Pau Brasil.
Destaque para o trabalho dos Agentes de Endemias
O sucesso das ações reflete o alto nível técnico e o comprometimento da equipe de Agentes de Combate às Endemias de Pau Brasil, que tem atuado com dedicação e agilidade nas ações de campo. Com apoio da Vigilância Epidemiológica local e da equipe estadual, foi possível formar uma aliança sólida no combate ao mosquito Aedes aegypti, garantindo mais saúde e segurança para a população.
📽️A ação foi realizada até a noite pelas equipes, confira o vídeo: