Hospital Ortopédico da Bahia adota ações para melhorar o atendimento a pessoas com autismo
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), que é uma unidade pública gerida pelo Einstein, começou nesta semana uma série de ações voltadas para melhorar o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. O objetivo é promover inclusão e acessibilidade.
Entre as iniciativas estão:
-
atendimento com prioridade máxima em todas as recepções,
-
identificação especial no prontuário eletrônico,
-
assentos prioritários,
-
vagas de estacionamento sinalizadas com o símbolo do quebra-cabeça, que representa a diversidade das pessoas com TEA.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo têm autismo — sendo aproximadamente 2 milhões no Brasil. O TEA afeta o desenvolvimento do cérebro, impactando a comunicação, a linguagem, o comportamento e a interação social.
“Com essas ações, o Hospital Ortopédico da Bahia ajuda a criar um ambiente mais acolhedor e respeitoso para todos”, afirma Neila Pigatti, coordenadora de Qualidade do hospital.
Além das mudanças no espaço físico, os profissionais da unidade também receberão treinamento para oferecer um atendimento mais humano e sensível às necessidades das pessoas com TEA. Essa capacitação será feita no próprio hospital pelo Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA).
“Estamos avançando na construção de uma sociedade onde a inclusão e o respeito às diferenças façam parte do dia a dia”, completa Neila.
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia foi inaugurado em 4 de março de 2024. É uma unidade do Governo da Bahia, administrada pelo Einstein, e foi projetado para ser o maior hospital público do Brasil especializado em Ortopedia e Traumatologia.
Fica no bairro do Cabula, em Salvador, e oferece atendimento ambulatorial e hospitalar 100% regulado, com prioridade para casos de urgência, emergência e cirurgias agendadas.
A estrutura do hospital conta com:
-
212 leitos,
-
13 salas cirúrgicas,
-
equipamentos modernos como ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x
-
e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
Este é o primeiro hospital do Nordeste administrado pelo Einstein, uma instituição sem fins lucrativos que atua em saúde, ensino, pesquisa e responsabilidade social desde 1955, com o compromisso de tornar o acesso à saúde mais justo em todo o país.