Anvisa suspende venda de creme dental da Colgate após relatos de efeitos adversos
Recentemente, o SulBahiaDebate alertou os consumidores sobre problemas relacionados ao creme dental Colgate Total Clean Mint. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão da venda do produto na última quinta-feira (27), após receber relatos de efeitos adversos.
Quais foram os problemas relatados?
Segundo a Anvisa, alguns consumidores tiveram reações como:
✔ Lesões na boca
✔ Sensação de ardência ou queimação
✔ Inflamação na gengiva
✔ Inchaço nos lábios
✔ Dor ao usar o produto
Esses sintomas afetaram a qualidade de vida dos consumidores, causando dificuldades para se alimentar, se comunicar e até afastamento do trabalho.
O que a Anvisa decidiu?
A Anvisa determinou a interdição cautelar de todos os lotes do creme dental. Isso significa que o produto não poderia ser comercializado nem consumido pelos próximos 90 dias, ou até que sua segurança fosse comprovada. No entanto, essa interdição não exigia o recolhimento das unidades já vendidas.
Os consumidores foram orientados a conferir a embalagem do produto para saber se ele fazia parte da interdição. A verificação poderia ser feita pelo número de processo 25351.159395/2024-82 ou pela presença do ingrediente fluoreto estanoso na composição.
Colgate recorreu e suspensão foi anulada
A Colgate entrou com um recurso na própria Anvisa, que suspendeu automaticamente a interdição no mesmo dia (27). A empresa afirmou que o produto não representa riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores.
A marca também reforçou seu compromisso com a segurança e disse estar em contato com a Anvisa para esclarecer a situação.