Estado do Papa Francisco piora! Vaticano mantém prognóstico reservado

PERSONALIDADES

Papa Francisco tem piora no estado de saúde e segue internado em Roma

O Papa Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, por conta de problemas respiratórios. Segundo o último boletim do Vaticano, divulgado nesta sexta-feira (28/2), seu estado de saúde piorou de forma repentina, e seu prognóstico segue reservado.

O que significa “prognóstico reservado”?

De acordo com o Ministério da Saúde, prognóstico é a previsão de como uma doença pode evoluir após o diagnóstico. Quando ele é “reservado”, significa que o paciente está em estado grave e precisa de cuidados intensivos, mas a recuperação ainda é incerta.

Fieis em oração pelo Papa

Diante da situação delicada, fiéis têm se reunido para vigílias de oração na Praça de São Pedro, no Vaticano, desde segunda-feira (24/2). A mobilização lembra os momentos de oração antes da morte do Papa João Paulo II, em 2005.

Na Argentina, país natal de Francisco, centenas de devotos também se reúnem em Buenos Aires, em frente à estação Constitución, um local frequentado por ele antes de se tornar papa.

A evolução do quadro clínico

Desde a internação, a saúde do Papa tem passado por altos e baixos:

  • 14 de fevereiro – Internado com bronquite, depois diagnosticada como infecção respiratória.
  • 18 de fevereiro – Confirmada pneumonia bilateral, afetando os dois pulmões. Também foram identificadas bronquiectasia e bronquite asmática.
  • 22 de fevereiro – Sofreu uma crise respiratória asmática prolongada e precisou de oxigênio de alto fl#EmergênciaNoVaticano uxo e transfusão de sangue.
  • 23 de fevereiro – Detectada insuficiência renal leve.
  • 25 de fevereiro – O Vaticano anunciou melhora, com redução da inflamação nos pulmões e exames mais estáveis.
  • 28 de fevereiro – Piora no quadro de saúde. Ele teve um ataque de broncoespasmo, que causou vômitos e afetou sua respiração. Foi submetido a um procedimento de broncoaspiração e iniciou ventilação mecânica não invasiva.

Rotina no hospital e trabalho contínuo

Apesar da saúde frágil, o Papa continua trabalhando. Segundo fontes do Vaticano, ele mantém o bom humor, consegue ficar de pé e se alimentar normalmente. Do quarto onde está internado, no 10º andar do hospital, recebe visitas e despacha documentos.

Na última terça-feira (25/2), ele recebeu o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o arcebispo venezuelano Edgar Peña Parra. Durante a reunião, autorizou a canonização de dois leigos, incluindo o venezuelano José Gregorio Hernández Cisneros.

Desde o início da internação, o Vaticano tem divulgado boletins diários sobre sua saúde, algo inédito em pontificados anteriores e que reflete a transparência desejada pelo próprio Francisco.

Histórico de saúde do Papa Francisco

Esta é a quarta e mais longa internação do Papa Francisco desde que assumiu o pontificado, em 2013.

  • 2021 – Passou 10 dias no hospital para uma cirurgia no cólon.
  • 2023 – Ficou hospitalizado duas vezes: três dias por bronquite e 10 dias por uma cirurgia de hérnia abdominal.

Ao longo da vida, Francisco também enfrentou outros problemas de saúde. Aos 21 anos, teve pleurisia e precisou remover parte do pulmão direito. Mais recentemente, passou a usar aparelho auditivo, fez cirurgia de catarata em 2019 e sofre com dores no joelho, usando cadeira de rodas desde 2022.